segunda-feira, 29 de abril de 2013

Centro Histórico de São José _S.C.

A quinze minutos do centro de Florianópolis,tem um vilarejo repleto de cores, sabores, aromas e boa música. O Centro Histórico de São José é um bairro pequeno e aconchegante do município que conseguiu resguardar aspectos da história da cultura açoriana e da passagem de realezas como Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina, em 1845. O casarão construído para ser Câmara Municipal e cadeia, em 1854, mantém as características coloniais, com piso de assoalho e longas vidraças.

  O bairro é sossegado, silêncioso e cheio de ruelas que você vai morrer de vontade de explorar. A arquitetura dos casarios é de encher os olhos. As cores vermelho, amarelo e azul, predominantes dos prédios históricos dos séculos 18 e 19, dão um charme todo especial ao vilarejo. O Café das Artes é diferente de tudo que você já viu na Grande Florianópolis, ele é por si só uma obra de arte, um casarão construído em 1800, as mobílias e a decoração ajudam a voltar no tempo. Lá, é possível tomar um café elaborado em qualquer cômodo da casa. 


Café da Corte chama a atenção pelo cardápio e pela programação cultural. Situado no Centro Histórico de São José, o espaço recebe músicos de jazz, MPB, samba e bossa nova de quarta a sábado para animar a happy hour. Diferente de tudo que você já viu na Grande Florianópolis, o café é por si só uma obra de arte. As mobílias e a decoração ajudam a voltar no tempo, o casarão construído em 1800 que recebeu a nobre visita, em 1845, do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina. Fala-se que o casal passou a noite na casa, fez três refeições e, das janelas, acenava para os moradores. 

No menu, estão em destaque os drinks, chope, cervejas, cafés quentes e gelados, além dos salgados e petiscos. Cada dia da semana, o café serve um prato diferente, como risotos, saladas e massas. Se a ideia for aproveitar a tarde, o ambiente é ideal para ouvir música ou ler um dos livros disponíveis na estante. 
Lá, é fácil encontrar uma vaga para estacionar sem custo, nas proximidades da Praça Hercílio Luz, um local arborizado, tem pássaros cantando, flores cheirosas e frutas intrigantes, como a fruta-pão.
SAIBA MAIS
Visite o SITE

Historia:


Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.
Em 1750, chegaram, à capitania do Desterro, 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz.




















































Fontes:
http://www.guiadasemana.com.br/florianopolis/restaurantes/cafe/cafe-da-corte;
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,859,3651477,Centro-Historico-de-Sao-Jose-que-foi-passagem-da-corte-portuguesa-une-cultura-e-boa-gastronomia.html; Wikipedia
Imgs: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abçs e sorrisos ✌
Ana Cláudia Lara