quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cloud Gate_ Chicago



Cloud Gate é uma escultura do artista britânico nascido na Índia, Anish Kapoor. Situada no centro da AT&T Plaza, no Millennium Park em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América.

 Inspirada pelo mercúrio em estado líquido,a superfície da escultura reflecte e distorce o panorama urbano da cidade. Os visitantes podem andar em seu redor e mesmo debaixo, já que o arco tem 3,7 m de altura.
A escultura é apelidado de "Feijão A" por causa de sua forma de feijão-like. Composto por 168 chapas de aço inoxidável soldadas entre si, o seu exterior altamente polido não tem costuras visíveis. Na zona inferior está o "omphalos" (grego para umbigo), uma câmara côncava que altera e multiplica reflexões. A escultura incorpora muitos dos temas artísticos de Kapoor, sendo popular entre os turistas pelas suas possibilidades fotográficas únicas. Esta escultura foi seleccionada no final de uma competição de design. Diversas preocupações tecnológicas quanto à construção e montagem do design foram levantadas, além de questões relativas à manutenção.O custo para a peça foi estimado em US $ 6 milhões; mas foi para US $ 11,5 milhões até o momento em que o parque foi inaugurado em 2004, com o valor final em pé de US $ 23 milhões em 2006. Vários peritos foram consultados, alguns dos quais acreditaram que a execução do projecto não era possível. Eventualmente encontrou-se um método exequível foi encontrado, mas mesmo assim a construção da escultura atrasou-se. Foi revelada ainda incompleta durante a grande cerimônia de abertura do Millennium Park em 2004, antes de ser novamente ocultada até ao seu término. Formalmente desvendado a 15 de Maio de 2006 tem desde então ganho uma popularidade considerável, quer nacional quer internacionalmente.


"O que eu queria fazer no Millennium Park é fazer algo que pudesse envolver o horizonte de Chicago ... para que ninguém verá o tipo de flutuar em nuvens, com aqueles prédios muito altos refletidas no trabalho. E então, uma vez que é no sob a forma de uma porta, o participante, o telespectador, será capaz de entrar neste compartimento muito profunda, que tem, de certa forma, a mesma coisa para a própria reflexão como o exterior da peça está a fazer para a reflexão da cidade em torno . "- Anish Kapoor



Fontes:  Flickr; Wikipédia
Imgs: Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abçs e sorrisos ✌
Ana Cláudia Lara