sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Datas comemorativas, curiosidades e signo do mes de agosto.

Acontece... ( Pablo Neruda)

"Bateram à minha porta em 6 de agosto,
aí não havia ninguém
e ninguém entrou, sentou-se numa cadeira
e transcorreu comigo, ninguém.

Nunca me esquecerei daquela ausência
que entrava como Pedro por sua causa
e me satisfazia com o não ser,
com um vazio aberto a tudo.

Ninguém me interrogou sem dizer nada
e contestei sem ver e sem falar.

Que entrevista espaçosa e especial!"




O mês de agosto traz os ventos típicos deste mês, que começarão a ficar cada vez mais evidentes! Somos influenciados por sistemas de alta pressão (anti-ciclone subtropical) com centro em alto mar que costuma se intensificar nessa época do ano e assim amplia sua área de influência sobre o continente Sul-Americano. O resultado são ventos que atingem quase todo o continente, especialmente as regiões costeiras.

Mas e aih ? serah que agosto também eh o mes do desgosto Oo?

Sempre ouvi que o mes de agosto eh o mês do desgosto ou do azar, coincidentemente, tenho fatos pessoais que poderiam ateh comfirmar essa superstição...rss.  Esta superstição internacionalmente conhecida é antiquíssima e muito acentuada no nordeste e nas regiões rurais. 
Fui atras de fatos que poderiam esclarecer isso, pois nao se sabe como se originou essa má fama do mês.


'É no mês de agosto, especificamente no dia 24, que se comemora o martírio do apóstolo São Bartolomeu (Natanael). As milhares de conversões ao cristianismo que ele promoveu na Armênia, provocaram a inveja dos sacerdotes locais, fato que motivou sua execução; primeiro lhe tiraram a pele e depois o decapitaram. (em 24 de agosto de 51 d.C)


Esta data também ficou gravada na História, quando em 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, ocorreu o massacre da noite de São Bartolomeu. Matança que praticamente dizimou os huguenotes.
Já deu para perceber que o dia 24 de agosto é associado ao mal e a inveja, se não bastasse, esta data é considerada o “dia do Diabo”! Quando Jesus prometeu dar a Pedro as chaves que ligava e desligava as coisas do céu (Mateus 16:19) e logo em seguida ironicamente chama Pedro de Satanás (Mateus 16:23).  Assim como prometido, Pedro passou a ter as chaves do céu e do inferno. E segundo a lenda é justamente no dia 24 de agosto que o inferno é aberto e o próprio Diabo é libertado. (esta e a origem da expressão: “o Diabo está solto).  Como se trata do  dia de São Bartolomeu, este ficou responsável por colocar o Diabo novamente no Inferno.'

Uau! =S Ainda tem mais, conforme a mesma fonte, 'Apesar do dia da sogra ser comemorado em 28 de abril, a cultura popular nordestina prefere homenagear a sogra no dia em que o Diabo se solta do Inferno, 24 de agosto.' ...rsrsrs.......

Numa outra fonte, as datas mais sombrias de agosto :

6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica.
1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial.
2 de agosto de 1932 Com a morte de Hinderiburgo, Hitler assume o governo da Alemanha.
Agosto de 1939 Os homens iniciam a II Grande Guerra Mundial.
6 e 9 de agosto de 1945, Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica.

No dia 13 de agosto de 1961 foi iniciada a construção de um muro, em Berlim, depois mais conhecido como o Muro da Vergonha.
Mais acontecimentos em agosto na fonte



"As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil.ÿ
Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto. Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte."

'Agora, jah as manifestações culturais muito presente na historia do povo brasileiro, são repassadas de gerações a gerações, as superstições, lendas, danças, são comemoradas neste mês, no dia 22.  Esta data foi escolhida como o dia do folclore porque foi neste dia do ano 1846 que uma revista de Londres publicou o primeiro artigo de tradições e lendas de autoria do arqueólogo inglês William John Thoms. Folclore significa conhecimento de um povo. “Folk”, povo, “lore”, conhecimento.

Se voltarmos o nosso olhar para a história constatamos que neste mês de agosto muitas acontecimentos importantes são destacados, vindo colocar em xeque o adágio popular que o mês de agosto é o mês do azar.

O dia do estudante é comemorado em todo Brasil com alegria na data de 11 de agosto para relembrar o grande feito de  D.Pedro I, que neste dia do ano de 1827 criou em São Paulo e em Olinda os dois primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil. Mais tarde por sugestão de Celso Gand Ley a data foi escolhida para homenagear todos os estudantes.

A poluição é um tema de muita preocupação nos dias atuais. A degradação da natureza provocada pela poluição dos rios, do ar, desmatamento da floresta e mau uso do ambiente de um modo geral, provocou um movimento que designou a data de 14 de agosto como “dia de combate a poluição”.

Em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o patrono do exército brasileiro, que nasceu no dia 25 de agosto, esta data foi escolhida como o “dia do soldado”. Soldado é uma palavra originaria do latim que significa “alguém que é pago para servir”.

No inicio de agosto comemora-se o imbolc (celta). Também nesse mes, é comemorado “o dia dos pais”. Sabe-se que a idéia de homenageá-los data de 1909, quando nos Estados Unidos Sonora Louise Smart  Dood, filho do veterano da guerra civil  John Bruce Dood, teve a idéia de prestigiar seu pai que cuidou sozinho de seus filhos após sua esposa falecer da gestação do sexto filho. Por solicitação de Sonoro a data foi oficializada e em 1910 foi comemorada em Washington, nos Estados Unidos. Em 1972, o então presidente, Richard Nixon oficializou esta data nacionalmente e foi depois difundida por todo mundo. Não existe dia certo para festejar o “dia dos pais”. Alguns paises comemoram no terceiro domingo de junho, outros no segundo domingo de agosto como no Brasil.

O mês de agosto é também dedicado a reflexão sobre as vocações em geral. Comemorar é trazer a memória, recordar. É preciso homenagear os grandes heróis, lembrar os grandes feitos, reviver os grandes momentos, conquistas importantes festejando as datas e os acontecimentos históricos passados.'


 Mes do signo de Leao.

Quinto signo astrológico do zodíaco, situado entre Câncer e Virgem e associado à constelação de Leo.
Seu símbolo é um leão. Forma com Áries e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Escorpião e Aquário.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre 22 de Julho e 22 de Agosto.
Palavras chaves que definem o Leonino:
Vitalidade, Nobreza , Generosidade, Afetuoso , Arrogante, Vaidoso , Dominador.
Elementos:
Um dos principais conceitos-chave para a Astrologia é o de Elemento. Os Elementos são os componentes básicos da estrutura do Universo. Eles representam os estados de energia fundamentais da manifestação.
Seu Signo é do Elemento Fogo: este Elemento expressa-se por atividade, energia e busca de conhecimento e identidade. A ação é o fator base do Fogo. Ele é o que ajuda a criação, dá vida e aquece quando moderado. E é poder que queima, destrói, seca e ofusca quando excessivo.
Quando o Sol está num signo do elemento Fogo a expressão da identidade é naturalmente viva, enérgica e calorosa.
Sol em Leão: "Sou aquilo que manifesto". 
O auto-conhecimento passa pela expressão criativa do ego, em função do próprio indivíduo (é auto-referenciado). É generoso e brilhante, mas pode ter um toque de egocentrismo e arrogância.
Interpretação:
Domínio, autoridade e ambição. Integridade, fidelidade e sinceridade. A tendência a liderar é inata. As afeições são profundas e duradouras.








Aos aniversariantes do mes, um Feliz aniversario!


. Fontes: http://www.sobrenatural.org/;http://noticias.universia.com.br;http://divitempo.blogspot.com.br/;http://www.esoterikha.com/
Imgs net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abçs e sorrisos ✌
Ana Cláudia Lara